Higiene Íntima da Mulher em foco

Higiene Íntima da Mulher em foco

Além de eliminar odores, o asseio previne infecções e a proliferação de fungos. A vagina possui proteção natural, promovida por uma população de bactérias do grupo Lactobacillus casei, que formam a chamada flora vaginal.

Esses lactobacilos têm a função de converter a lactose e outros açúcares simples presentes na região em ácido láctico. Assim, o Ph (medida do nível de acidez) na região fica ácido, impedindo que fungos e bactérias se proliferem, já que esses micro-organismos não conseguem sobreviver à acidez.

Sozinhos, os lactobacilos não conseguem proteger totalmente a vagina, e por isso faz-se necessária uma boa higiene adicional. A recomendação é que a higiene deve ser feita três vezes ao dia, de preferência com água, sabonete especial e usando somente os dedos.

Esponjas ou cotonetes devem ser descartados, pois podem raspar a vulva e provocar ferimentos. Os dedos oferecem maior mobilidade na hora da limpeza, o que é bastante importante para lavar o clitóris e retirar todo o esmegma, um resíduo branco formado pela combinação de células epiteliais, óleo e gordura genital.

Na vulva, os movimentos devem ser leves e circulares. Depois, com os dedos na horizontal, a limpeza deve ser feita da vagina para o ânus, para que não haja contato do material retal com o genital.

O tipo de sabonete escolhido também deve ser observado. As mulheres devem optar pelas versões feitas especialmente para a higiene íntima feminina. Esses produtos possuem o Ph necessário (em torno de 5 ou 6) para manter a região equilibrada e evitar a proliferação de fungos e bactérias.

Também deve ser dada preferência aos sabonetes líquidos, visto que os em barra são mais alcalinos e facilitam a contaminação, pois a mesma superfície acaba sendo compartilhada por diversas pessoas.

Higiene Íntima da Mulher será o tema da entrevista com o Ginecologista e diretor médico do centro de pesquisa e assistência em reprodução humana, Jorge Valente. Confira amanhã (09.03) na Rádio Saúde No Ar ou na Rádio Excelsior Am 840 a partir das 8h.

Redação Saúde no Ar*

(A.P.N.)

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.