Hemoba atende 600 pacientes hemofílicos

O tratamento da Hemofilia, uma doença rara, evoluiu muito e, basicamente, consiste na reposição do fator anti-hemofílico. Na Bahia, o Ministério da Saúde distribui gratuitamente medicamentos para hemofílicos através da Fundação Hemoba. Esses medicamentos são: a molécula de Fator VIII para pacientes com Hemofilia A e a molécula do fator XI para aqueles com Hemofilia B, os dois tipos existentes de hemofilia.

Os sintomas da doença são os sangramentos, principalmente, dentro das articulações e dos músculos, com prevalência estimada em uma pessoa afetada em cada 10 mil nascidos para Hemofilia A e uma para cada 50 mil nascidos vivos para Hemofilia B. As hemorragias podem ocorrer espontaneamente ou após traumas leves, dependendo do grau de deficiência do fator. Em casos de pessoas com histórico de sangramentos espontâneo ou em sangramentos volumosos sem causa aparente devem ser encaminhadas para avaliação com um Hematologista.

Na Bahia, o ambulatório da Fundação Hemoba, localizado na ladeira do Hospital Geral do Estado (HGE), na Avenida Vasco da Gama, em Salvador é o centro de referência que atende atualmente mais de 600 pacientes com esta patologia.

 

Fonte: Ascom/Hemoba

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.