Habemus Papam! A Igreja Católica celebra a eleição do 267º sucessor de São Pedro. Nesta quinta-feira, 8 de maio de 2025, às 18h08 (horário de Roma), a tão aguardada fumaça branca emergiu da chaminé da Capela Sistina, anunciando ao mundo que os cardeais reunidos em conclave chegaram a um consenso sobre o novo pontífice.
A eleição ocorreu após quatro votações, seguindo a tradição recente de conclaves que se resolvem no segundo dia. O nome do novo papa e o título que adotará serão anunciados em breve pelo cardeal protodiácono, Dominique Mamberti, do balcão central da Basílica de São Pedro, com a tradicional proclamação: “Habemus Papam”.
Este momento marca não apenas a continuidade da liderança espiritual da Igreja, mas também renova a esperança dos fiéis em todo o mundo. A expectativa é que o novo papa traga luz e orientação em tempos desafiadores, promovendo a paz, a justiça e a solidariedade entre os povos.
Aguardamos com fé e alegria a primeira aparição pública do novo pontífice e sua bênção “Urbi et Orbi”, à cidade e ao mundo.
Palavras-chave em destaque: Habemus Papam, conclave 2025, eleição do novo papa, fumaça branca, Capela Sistina, Basílica de São Pedro, Igreja Católica, sucessor de São Pedro, Domingo Mamberti, bênção Urbi et Orbi.