Governo libera o registro de 16 agrotóxicos genéricos para uso dos produtores rurais

Governo libera o registro de 16 agrotóxicos genéricos para uso dos produtores rurais

Na  sexta-feira, 29/02,  o governo havia autorizado 32 pesticidas para que a indústria possa formular novos produtos. Nesta segunda- feira, 02/03, o governo liberou mais 16 agrotóxicos, para uso dos agricultores. São os primeiros do ano de 2020. No total, foram 48 novas autorizações.

Pela legislação brasileira, tanto produtos biológicos utilizados na agricultura orgânica quanto químicos utilizados na produção convencional são considerados agrotóxicos. Do total, 14 são defensivos químicos e 02 são biológicos.

Até 2019, o Ministério da Agricultura divulgava a aprovação dos pesticidas para a indústria e para os agricultores no mesmo ato dentro do “Diário Oficial da União”. Mas o governo alterou a forma de divulgação.

Em nota, o Ministério da Agricultura explicou que a publicação separada de produtos formulados (para os agricultores) e técnicos (para as indústrias) neste ano tem como objetivo “dar mais transparência sobre a finalidade de cada produto”.

“Assim, será mais fácil para a sociedade identificar quais produtos efetivamente ficarão à disposição dos agricultores e quais terão a autorização apenas para uso industrial como componentes na fabricação dos defensivos agrícolas”, completou o ministério.

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *