Governo lança linha de crédito de financiamento para entidades beneficentes do setor de Saúde

Governo lança linha de crédito de financiamento para entidades beneficentes do setor de Saúde

O presidente Bolsonaro lançou na manhã da última quinta- feira (13/06) o Novo BNDES Saúde que é uma linha de financiamento no valor de R$ um bilhão para instituições filantrópicas que prestam serviços públicos de saúde através do SUS.

Além do presidente Bolsonaro, estiveram presentes ao lançamento, o vice-presidente  Hamilton Mourão,  o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandeta,  o presidente do BNDES, Joaquim Levy, o ministro da Fazenda, Paulo Guedes e representantes de empresas ligadas a Saúde.

O novo programa aprimora um antiga ação do banco voltada ao setor hospitalar, que esteve em vigor até setembro de 2018

De acordo com representantes do BNDES o programa: “aprimora gestão das entidades filantrópicas de saúde” e possui o objetivo de  melhorar a gestão e eficiência da operação e a implantação, modernização e ampliação das entidades.

O programa disponibiliza um crédito direto ou indireto ( através de agentes financeiros) ou até de forma mista.

Os recursos serão liberados pelo  BNDES  e pelo banco repassador. O prazo máximo  de pagamento é de dezoito anos e os juros serão calculados com base na TLP acrescido de 1,3 de spread ( risco) para os financiamentos indiretos.

O presidente Jair Bolsonaro lembrou que através da Santa Casa da Misericórdia em Juiz de Fora – MG, ele foi prontamente atendido e salvo do atentado à facadas que ele foi vítima.

Convidado a discursar, o presidente da CMB, Edson Rogatti, enfatizou a importância do programa para o desenvolvimento do País e agradeceu em nome do setor filantrópico: “obrigado, BNDES, pela compreensão, dimensão social e humanitária desse ato. Obrigado, presidente Bolsonaro. Temos convicção da sua diretriz nesse sentido”.

O deputado Antonio Brito (PSD-BA), um dos parlamentares que trabalhou  para concretização da referida  a abertura do crédito, esteve presente ao evento.
“Batalhamos muito no Congresso para aprovar o projeto que criava a linha de crédito diferenciada para essas entidades que hoje são fundamentais no atendimento à saúde da população brasileira. Faltava apenas a dotação orçamentária e a programação do BNDES”, comemorou o parlamentar.

Atualmente, 2.147 entidades hospitalares filantrópicas prestam serviços ao SUS, atendendo em 1.308 municípios de todas as regiões do país. Em 968 municípios, a assistência hospitalar é realizada unicamente por essas unidades.

Jorge Roriz.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.