Governo da Bahia investe em nova ferramenta de gestão para a Saúde

o Governo da Bahia investirá no fortalecimento da Atenção Primária e Atenção Ambulatorial Especializada.

Será implantada em parceria com o Conselho Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), a Planificação da Atenção à Saúde, que é uma ferramenta de gestão e organização das redes de atendimento da população em toda a Bahia.

“Esta é uma estratégia exitosa que já foi posta em prática em municípios do interior do Ceará, Minas Gerais e Paraná. Nos últimos anos a Bahia expandiu a cobertura da Atenção Básica e chegamos no momento ideal para consolidar os avanços ao investir na qualificação da assistência, bem como na reestruturação e integração dos fluxos de atendimento”, afirma o secretário Fábio Vilas-Boas.

o processo de implantação da Planificação tem duração de 18 meses. “Este é um projeto que se inicia em uma região piloto e que o Estado terá que expandir. O ideal é que seja iniciado em municípios onde haja o comprometimento dos gestores para que os resultados possam ser apresentados nos demais locais”, ressalta o representante do Conass, Jurandi Frutuoso.

O Governo do Estado prometeu que até o final do  o primeiro semestre de 2019 seriam entregues à Prefeitura de Salvador seis UBS, duas policlínicas, dois centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e uma Academia de Saúde. Para a construção e aquisição de todos os aparelhos e mobiliários serão investidos cerca de R$ 50 milhões, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e fazem parte do Programa de Fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) na Região Metropolitana de Salvador (ProSUS). A entrega deve ocorrer nos próximos dias…

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências.Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.