Golpes digitais atingem 24% da população brasileira, revela DataSenado

Os golpes digitais vitimaram 24% dos brasileiros com mais de 16 anos nos últimos 12 meses. São mais de 40,85 milhões de pessoas que perderam dinheiro em função de algum crime cibernético, como clonagem de cartão, fraude na internet ou invasão de contas bancárias. Os dados são de uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (1º) pelo Instituto DataSenado.

Segundo a pesquisa, não há um perfil claro para as vítimas desse tipo de crime. O DataSenado investigou variáveis como tamanho do município, situação de domicílio (se urbano ou rural), religião, situação no mercado de trabalho, renda, escolaridade, faixa etária, sexo, cor e raça. “As pessoas que relatam ter perdido dinheiro com esse tipo de crime nos últimos 12 meses estão distribuídas em proporção semelhante às características socioeconômicas da população brasileira”, conclui o documento.  Fonte: Agência Senado.

Bancos não fazem ligação para os clientes. Um dos golpes mais aplicado é quando o marginal liga para a vítima   informando que existe uma compra feita em nome dela em valor elevado e se  a compra não foi feita, a pessoa deve clicar em uma tecla do celular. Nesse momento, o marginal entra no celular da vítima para fazer transferências bancárias. O consumidor deve sempre conferir a fatura do cartão e caso encontre uma compra não feita ou uma cobrança de débito em conta, não autorizada, deve contestar no banco   ou operadora do cartão de crédito.

 

 

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe