Georgios Papanikolau, o descobridor do teste de câncer de útero

Georgios Papanikolau, o descobridor do teste de câncer de útero

13/ 05 seria o aniversário de Georgios Papanikolau. Papanicolau foi pioneiro na elucidação da fisiologia e das características citológicas do sistema reprodutor feminino.

O exame criado por ele detecta 95% dos  Cânceres cervicais e o faz em um estado no qual ainda não podem ser observados a olho nu e assim podem ser tratados e curados.

É considerado o melhor e mais utilizado exame para o diagnóstico de lesões precursoras do câncer do colo do útero e conseguiu reduzir em 70% o número de mortes.

Georgios Nicholas Papanicolau nasceu em Kymi, cidade costeira na ilha grega de Eubeia, em 13 de maio de 1883. Filho do médico Nicolas Papanicolau e de Maria Georgiou Kritsouta, mulher culta e interessada em música e literatura.

Papanicolau escreveu quatro livros e mais de cem artigos, recebeu inúmeros prêmios, incluindo títulos honorários de universidades dos Estados Unidos, Itália e Grécia, e o mundo científico o reconheceu com o Prêmio Borden da Associação de Colégios Médicos Americanos (1940), o Prêmio Amory da Academia Americana de Artes e Ciências (1947), o prestigiado Prêmio Albert Lasker de Pesquisa Clínica Médica da Associação Americana de Saúde Pública (1950), a Medalha de Honra da Sociedade Americana de Câncer (1952), ser membro honorário da Sociedade de Obstetrícia e Ginecologia de Atenas e da Academia de Ciências de Nova York.

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *