G20 - Queiroga destaca os investimentos tecnológicos do Brasil no combate a tuberculose

G20 - Queiroga destaca os investimentos tecnológicos do Brasil no combate a tuberculose

Durante uma reunião no G20, grupo que reune as 19 maiores economias do mundoe mais a União Européia.  o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, falou sobre  o empenho do Brasil no combate a tuberculose. “Nos últimos anos, o Brasil tem investido em pesquisa e inovação para tuberculose, fortalecendo centros de pesquisa nacionais”.  “Distribuímos mais de 420 mil cartuchos de teste rápido molecular em 2021 e mais de 90 mil tratamentos”, afirmou.

Queiroga também destacou a necessidade de os países destinarem maior atenção às chamadas doenças negligenciadas dando mais acesso as populações aos medicamentos de combate a essas doenças. O Brasil faz parte da lista da Organização Mundial da Saúde (OMS) de países prioritários para o controle da tuberculose no mundo e de acordo com o ministro, tem a  meta de reduzir em mais de 90% os índices da tuberculose.

O ministro ressalta qie  o investimento em tecnologias de inteligência artificial é cada vez mais necessário. O acesso à telemedicina, viabilizando a análise remota de raio-x, auxiliará no diagnóstico em locais remotos.

Ações no SUS
Em 2022 serão disponibilizadas novas tecnologias para diagnóstico da doença que irão agilizar a detecção e oportunizar o tratamento. Ainda no primeiro semestre, estará disponível o teste MGIT de sensibilidade. O método possibilita a identificação da doença em menor tempo do que o teste convencional.

 

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.