Fiocruz faz 115 anos e comemora durante três dias

Fiocruz faz 115 anos e comemora durante três dias

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a mais destacada instituição de ciência e tecnologia em saúde da América Latina, comemora 115 anos nesta segunda-feira (25) com atividades que se estendem até quarta-feira (27), na Praça Pasteur, no Campus Manguinhos, onde estão sendo montados estandes e palcos para apresentações. Os trabalhadores poderão participar de ampla programação e de várias atividades da Feira Fiocruz Saudável, que funcionará todos os dias nesse espaço, das 9h às 16h.

No primeiro dia, depois da abertura da Feira, com apresentação da Banda do Corpo de Bombeiros, o estande Cantinho Zen ofereceu massagem laboral, a partir de 9h30. Às 10h, o Instituto Oswaldo Cruz promoveu a mesa-redonda Contribuições do IOC para o complexo técnico-científico da Fiocruz no Brasil e lança seu vídeo institucional, no Pavilhão Arthur Neiva.
Às 14h, foi a vez da Casa de Oswaldo Cruz lançar o vídeo Leonidas Deane: histórias de um pioneiro, no Auditório do Museu da Vida. A produção é do Departamento de Arquivo e Documentação da COC. A programação termina com a Banda Samba na Praia, que se apresenta na série de shows Prata da Casa, que tem como destaque a mostra de talentos de trabalhadores da Fundação.

Prestação de contas

Na terça-feira (26), a programação começa com a audiência pública de prestação de contas de 2014 da Presidência da Fiocruz, às 9h30, no auditório do Museu da Vida. Participam o presidente, Paulo Gadelha, e todos os vice-presidentes. Ao meio-dia, na Praça Pasteur, o Projeto Casa Viva faz oferece uma apresentação musical.
Às 14h30, a Fundação entrega o título de pesquisador honorário ao médico Hésio Cordeiro, no Auditório do Museu da Vida. No fim da tarde, às 16h, no estande da Editora Fiocruz, estão previstos lançamentos e sessões de autógrafos de publicações da Editora, da Casa de Oswaldo Cruz e da Cooperação Social. Haverá descontos de 50% em títulos e um sorteio para quem comprar livros da Editora Fiocruz durante a Feira.
Atividades lúdicas do Museu da Vida também esperam os visitantes. Além da exposição Pelos Caminhos do SUS, em cartaz na Sala de Exposições Temporárias do Museu da Vida, de 10h ás 16h – aberta à visitação durante as comemorações na terça e quarta-feira (26 e 27) -, haverá apresentações teatrais. A peça Aprendiz de feiticeiro terá duas encenações nestes mesmos dias, na Tenda da Ciência, em sessões às 10h30 e 13h30. Já no Castelo da Fiocruz será apresentada a peça Aventura no Castelo, às 10h30 e 13h30, de quarta a sexta.
Corrida e show
O Projeto Social Petrópolis – Orquestra do Palácio Itaboraí fará uma apresentação às 10h de quarta-feira (27), no palco montado na Praça Pasteur. Às 11h, será a vez do Batuque de Oswaldo, promovido pela Asfoc-SN. À tarde, a Corrida e Caminhada Fiocruz Saudável, patrocinada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz, mobiliza 250 esportistas. A largada será às 15h, em frente ao Castelo.
Depois da atividade esportiva, o Palco da Praça Pasteur recebe na programação Prata da Casa a dupla Lara & Laís, às 16h. Em seguida, às 16h30, será cortado o tradicional bolo de aniversário da Fiocruz, COC e IOC. O evento continua com homenagens aos trabalhadores com mais de 30 e 35 anos de trabalho na Fundação, às 17h. Haverá um intervalo musical até o show de encerramento, às 19h, com a Banda Mais do Mesmo.
Saúde do trabalhador
Nos três dias de comemorações, haverá diversas atividades na Feira Fiocruz Saudável. No espaço do Núcleo de Saúde do Trabalhador da Diretoria de Recursos Humanos, os profissionais vão oferecer orientação nutricional, com base no novo guia alimentar do Ministério da Saúde, e informações da campanha Troque nicotina por vitamina, entre outras atividades.
A Diretoria de Administração do Campus (Dirac) promoverá coleta de óleo, de pilhas e baterias. No estande da Dirac, os visitantes receberão orientações sobre plantio, compostagem e coleta de resíduos tecnológicos. Os participantes das atividades de coleta receberão mudas de plantas de brinde.
Duas exposições serão montadas na Praça Pasteur. A primeira, da Casa de Oswaldo Cruz, intitulada Manguinhos revelado, traz fotografias históricas em negativo em vidro. A segunda, O Gigante Franzino: centenário de Leônidas de Mello Deane, é uma realização em parceria da COC e Presidência.
Quem for à Feira também terá oportunidade de conhecer atividades de diversas unidades e setores, como da Fiocruz Mata Atlântica, de Farmanguinhos, da Editora Fiocruz, da Creche e da Ouvidoria, entre outras.

Fonte: Fiocruz

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.