Fernando Alcoforrado lança seu décimo quarto livro

Fernando Alcoforrado lança seu décimo quarto livro

Nesta sexta- feira (12/07) no Programa Saúde no Ar da Rádio Excelsior da Bahia, Patrícia Tosta entrevistou, o engenheiro e escritor, Fernando Alcoforado. Ele lançou no último dia 11/07 o seu 14º livro com o título: “Como inventar o futuro para mudar o mundo”.

“o mundo caminha para um desastre de grandes proporções na economia, no Meio Ambiente e nas relações internacionais e as consequências desses eventos no futuro serão catastróficas, danosas para toda humanidade. Poderá ser até o fim da humanidade e da vida no planeta”,afirmou,Fernando Alcoforado.

Alcoforrado  diz que diante do quadro de crise que deve se aprofundar no futuro existe risco de uma nova guerra mundial como aconteceu na primeira guerra mundial que resultou de uma crise financeira. “Estamos caminhando para uma grande depressão que poderá acontecer em meados do século XXI”

O entrevistado destaca  que além da questão da crise financeira mundial, existe a questão ecológica. Ele cita a  exaustão dos recursos naturais do planeta e as mudanças climáticas ” Se nada for realizado até 2030, de acordo com estudos realizados pela ONU e pela comunidade científica internacional, não haverá possibilidade de solução”

Segundo Fernando Alcoforrado, o  nível do mar que pode se elevar de 12 a 22 metros de altura e vai se levar a ocorrências de fenômenos como furações e tufões e ” Várias cidades litorâneas e ilhas serão submersas”

“A taxa de lucro do sistema capitalista mundial deverá alcançar o valor igual a zero em meados do século XXI, rigorosamente em 2059. E a taxa de crescimento do produto bruto mundial, deverá alcançar o crescimento zero em 2057”, afirma.

E segundo ele,  neste cenário não haverá investimentos e o desemprego será em massa em escala planetária. Fenando diz que esses problemas requer uma solução politica em escala global e  aponta como solução a criação de um governo mundial, “Porque a ONU que deveria exercer esse papel não tem forças suficiente para assegurar a governabilidade da economia mundial”.

Fernando sugere a solução de uma nova ONU. ” Um parlamento mundial eleito pela população do planeta” que vai “Mediar os conflitos mundiais para apontar soluções para os conflitos econômicos do planeta”.

Ele diz que o acordo de Paris que estabeleceu uma meta de limitar o aumento da temperatura do planeta em 2 graus se transformou em uma carta de intenção. “estabelecer apenas uma meta não é suficiente” É preciso estabelecer meios para essa meta ser alcançada”, afirmou Alcoforrado.
Segundo o escritor, em 2030 com uma população de 10 bilhões de habitantes vamos precisar de duas Terras ( dois planetas) para atender as necessidades da população mundial. Ele alerta que muitas das futuras guerras serão resultantes do problema da falta de água. ” A terra só tem condições de produzir alimentos para 11 bilhões de pessoas e vamos alcançar 11 bilhões em 2050″.

Para a solução do problema ecológico, Alcoforrado aponta uma solução paliativa. Ele defende a tese que os produtos devem ser reciclados”. para adiar a exaustão dos recursos naturais do planeta”.
Ele também sugere uma mudança da matriz energética mundial, para energia com recursos renováveis. Fernando Alcoforrado explica que 88% é baseada em combustíveis fósseis que deve ser alterada para uma redução em 50% o uso do petróleo e 90% o uso do carvão.
“Precisa haver um modelo de desenvolvimento sustentável nas cidades e o combate ao desmatamento e que as cidades tenha mais áreas verdes”
Essas ações vai impedir o aumento da temperatura do planeta e evitar  catástrofe.

Mais soluções apontadas por Fernando Alcoforrado:  estabelecer políticas para a promoção do progresso e desenvolvimento social,  sustentabilidade ambiental do planeta e para a obtenção da paz mundial.

A ideia de Alcoforrado  é a implantação de  um governo mundial que  faria a coordenação das políticas nacionais e a substituição do capitalismo pela social democracia.

A aquisição do livro pode ser realizada contatando a Editora CRV de Curitiba / Paraná através do website seguinte:

https://editoracrv.com.br/produtos/busca?assunto=COMO+INVENTAR+O+FUTURO+PARA+MUDAR+O+MUNDO

Jorge Roriz

Assista o vídeo do Programa:

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *