Exposição de “Intestino Gigante” chega à São Paulo

Exposição de “Intestino Gigante” chega à São Paulo

A partir de sexta-feira (25), paulistanos e turistas podem conferir a amostra do “Intestino Gigante” – uma espécie de túnel com 20 metros de comprimento e 2,5 de largura. Disponível no Parque do Ibirapuera, na zona sul, a exposição segue até domingo (27). Na ocasião, serão oferecidas também orientações sobre a doença, fornecidas por profissionais da área de medicina. Depois da capital paulista, a exposição segue para Belo Horizonte e Porto Alegre, entretanto, a campanha é válida para todo o território brasileiro.

Recentemente lançada no Rio de Janeiro, a exposição, integra, a campanha Setembro Verde, em combate ao câncer de intestino.  O objetivo é alertar à população sobre a necessidade de prevenção de câncer de intestino e/ou câncer colorretal. A iniciativa é da Sociedade Brasileira de Coloproctologia – SBCP em parceria com a Associação Brasileira de Prevenção do Câncer de Intestino – Abrapreci.

Inicia também nesta terça-feira, 22, uma campanha de conscientização batizada como Movimento #vaipormim, que terá como foco a interação entre pessoas que tiveram casos de câncer de intestino na família e usuários da internet.

Na ação, os internautas poderão ver um vídeo com depoimentos desses familiares e gravar uma mensagem, também em vídeo, para que pessoas de seu convívio busquem fazer o diagnóstico precoce.

O “câncer colorretal” engloba os tumores malignos que se originam no intestino grosso ou no reto. Dentre sintomas apresentados, estão dor ou desconforto abdominal – cólicas frequentes e excesso de gases, mudança do hábito intestinal, sangramento anal ou sangramento nas fezes, dor ao evacuar, fraqueza, anemia, perda de peso, náuseas e vômitos, dentre outros.

De acordo com o presidente da SBCP, Ronaldo Salles, toda pessoa acima de 50 anos deve fazer a colonoscopia, independentemente de ter sintomas ou casos de câncer de intestino na família. Salles enfatiza que pólipos é encontrada em mais ou menos 20% dos exames feitos.

Há também outras medidas que podem auxiliar na prevenção da doença, dentre elas, possuir uma boa alimentação, não fumar, ingerir pouca bebida alcoólica e ter uma boa qualidade de vida.

No Brasil, foram registrados 15.070 casos novos de câncer de cólon e reto em homens, e 17.530 em mulheres, de acordo com a estimativa do Instituto Nacional do Câncer – Inca, do Ministério da Saúde, realizada em 2014. Esses valores correspondem, segundo o Inca, a um risco estimado de 15,44 casos novos a cada 100 mil homens e 17,24 casos novos a cada 100 mil mulheres.

L.O.

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.