Excelsior Saúde - Mulheres que nos representam

Excelsior Saúde - Mulheres que nos representam

Nesta quarta- feira (04/03) no Programa Excelsior Saúde da Rádio Excelsior da Bahia, 840 AM, Patrícia Tosta entrevistou, a psicóloga social,  Graciela Chatelain e a presidente do  Centro Interdisciplinar do Estudo Grupais  (CIEG), Maria Izabel Carvalho. A CIEG  é  uma organização não governamental (ONG),  que trabalha para a saúde psicossocial, através de cursos e do ensino da psicologia social Pichoniana, de Enrique Pichon-Rivière.

Tema da entrevista, mulheres que mim habitam. O programa trata da importância das mulheres na vida de todos nós, tanto de homens como na vida de outras mulheres também.

“Pelo fato da mulher dar a vida, trazer a vida ao mundo, ela também é vinculada eternamente a essa vida, como se diz, “mãe é para sempre” e a gente vê que a mulher sempre está na atitude de inclusão e de acolhimento e cuidado. É a mulher na família, que a gente acha que não deveria ser assim, mas vamos dizer assim, se ninguém fizer, quem vai fazer? A mulher. Cuidar dos filho, cuidar dos pais idosos, cuidar da vida, do dia a dia, da manutenção da saúde, e da manutenção da vida propriamente dita.
Neste papel de inclusão a gente tem as mães biológicas e  essas pessoas nas ONGS  que acolhem crianças, idosos, a gente vê pessoas a frente, na maioria delas, mulheres”, afirmou, Maria Izabel.

Ela cita como exemplo, a Dra. Zilda Arns, que morreu trabalhando em prol da inclusão, difundiu o soro caseiro, primeira infância, e uma rede de mulheres prestando esse serviço.
Maria Izabel, lembra a publicação de uma pesquisa feita pelo IBGE outras fontes oficiais, comprovando que as profissões de cuidado, de saúde, educação, assistência social são ocupadas na maioria por mulheres e são as menos remuneradas.

Atividades do CIEG

Curso que acontece todos os meses que se chama “Aprender a aprender”. Um curso vivencial que a pessoa acaba fazendo um autoconhecimento, feito em grupo operativo.

Curso de psicologia Pichoniana que tem a duração de dois anos,aulas uma vez na semana que vai começar no mês de abril que prepara as pessoas para fazer intervenções grupais e psicossociais. Carga horária de pós graduação, podem se inscrever, psicólogos, assistentes sociais e pessoas de outras profissões que trabalham com grupos.

Neste mês, todas as quinta- feiras, acontecem oficinas gratuitas para mulheres, das 18 h 30 ás 21 h. É necessário fazer uma inscrição prévia. Só tem vagas para 15 pessoas.
Rua Belo Horizonte, 102, Edifício Manoel Campos Casal, 5º andar, Barra, telefones: 3445-4034 – 999023643( WhatsApp)

Dia 26/03, painel sobre mulheres notáveis, inclusive com a presença de Patrícia Tosta e outras convidadas, falando de sua vida e de suas ações, em sua área de atuação como mulher no mundo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mais informações: http://ciegepr.org.br/ 

Assista o vídeo da entrevista:

Jorge Roriz

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *