Estudos revelam cosméticos ineficazes

Estudos revelam cosméticos ineficazes

cream-621340_1280 (2)

Pesquisadores publicaram um artigo na revista Plos One, em que foi estabelecido que os lipossomas intactos não podem penetrar a superfície da pele. É preciso rever a maneira como os lipossomas são encarados, especialmente na indústria de cuidados com a pele.

Os lipossomas são percebidos como esferas protetoras transportando agentes através da barreira da pele. O estudo foi realizado por cientistas da Universidade Sul da Dinamarca, afirmando ter demonstrado que os lipossomas não funcionam como veículos de transporte de agentes ativos na pele.

Várias empresas de cosméticos têm produtos que se baseiam na alegada capacidade dos lipossomas de transportar agentes nutritivos e rejuvenescedores profundamente na pele, entretanto, o estudo mostra que os lipossomas não conseguem penetrar a barreira da pele sem se quebrar, perdendo sua carga de agentes ativos no momento em que atingem a superfície da pele.

Quando os lipossomas atingem a pele e se rompem, os agentes ativos que eles transportam podem iniciar uma reação a partir da superfície da pele, não se perdendo completamente, mas somente novos estudos comparativos dirão se isso seria diferente de uma aplicação superficial, sem os lipossomas.

Redação Saúde no Ar*

Ana Paula Nobre

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.