Estudo descobre novos fatores para doença pulmonar

Estudo descobre novos fatores para doença pulmonar

A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), que limita o fluxo de ar respiratório e causa inflamação nas vias aéreas, é uma doença que afeta 10% da população mundial, sendo a terceira principal causa de morte no mundo. Sua existência era atribuída ao tabagismo (passivo e ativo), mas agora pesquisadores do Hospital Clínic de Barcelona, na Espanha, concluíram que o desenvolvimento pulmonar anormal antes da idade adulta é, junto com o tabagismo, um fator de risco para a doença.

Segundo os pesquisadores, as causas do desenvolvimento pulmonar anormal são múltiplas e fazem parte delas a exposição a outros poluentes ambientais, as infecções de repetição, a desnutrição e fatores genéticos. O que o trabalho, publicado pela revista “New England Journal of Medicine”, demonstra efetivamente é que o desenvolvimento pulmonar anormal antes dos 40 anos, por outras causas além do tabagismo, predispõem o desenvolvimento da doença que até agora se considerava como uma patologia autoinflingida pelos fumantes.

Segundo Àlvar Agustí, chefe do Instituto Clínico do Tórax do Hospital Clínic e da equipe de Doenças Respiratórias do Instituto de Pesquisas Biomédicas August Pi Sunyer, o estudo comprova que o tabagismo causa a doença  em aproximadamente metade dos casos, mas que, na outra metade, o desenvolvimento anormal do pulmão nos primeiros anos de vida, e seguramente durante a gravidez, é um fator de risco muito importante.

A pesquisa, co-dirigida por ele, foi realizada com os dados de três estudos independentes nos quais cerca de 25 mil pessoas foram monitoradas e suas condições respiratórias avaliadas ao longo de mais de 30 anos.

Os pesquisadores classificaram os participantes desses estudos a partir de sua capacidade pulmonar no início do acompanhamento (antes dos 40 anos), medindo a quantidade de ar que podiam exalar em um segundo e a presença ou ausência de DPOC no último exame do estudo. Entre as pessoas que no início do estudo apresentavam boa função pulmonar, apenas 7% desenvolveram DPOC depois de 22 anos, enquanto 26% dos participantes com função pulmonar deteriorada antes dos 40 anos tinham adquirido DPOC ao término do acompanhamento.

Fonte : R7

A.V.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.