Estudo clínico confirma eficácia de vacina contra a dengue

Estudo clínico confirma eficácia de vacina contra a dengue

Uma análise combinada de dois grandes testes clínicos realizado na Ásia e na América Latina, confirmou que a vacina contra dengue é mais eficaz a partir dos 9 anos de idade. A medicação desenvolvida pelo laboratório Sanofi Pasteur, teve os documentos para registro no Brasil submetidos à Anvisa em março desse ano. As conclusões atuais foram publicadas nesta segunda-feira (27) na revista “The New England Journal of Medicine”.

De acordo com o estudo, a partir dessa faixa etária, a vacina é capaz de proteger 66% dos indivíduos contra a dengue. Os resultados anteriores, que incluíam crianças mais novas, tinham demonstrado 56% de proteção (no estudo da Ásia) e 60,8% de proteção (no estudo da América Latina).

A imunização também é bem mais eficaz para quem já foi infectado por um dos quatro sorotipos do vírus, nesse grupo dessa faixa etária.  Quem já contraiu dengue tem uma proteção de 82%. Entretanto, quem nunca contraiu a doença tem apenas 52% de proteção garantida, segundo a pesquisa.

Uma novidade no estudo, foi a descoberta negativa – onde foi possível detectar que entre as crianças menores de 9 anos, as que contraíram dengue no terceiro ano depois da vacinação tiveram maior risco de desenvolver casos graves da doença em comparação às que não tinham sido vacinadas.

Esses resultados ainda são preliminares e corroboram a indicação de que a vacina seja recomendada somente a maiores de 9 anos, salienta a médica Sheila Homsani, gerente do departamento médico da Sanofi Pasteur.

A vacina foi eficaz em reduzir as hospitalizações por dengue em até 80%, destaca um editorial sobre o estudo publicado na revista científica. Ainda de acordo com o editorial, um ponto fraco da vacina, seria o fato dela não trazer uma boa proteção contra o sorotipo 2 da dengue – proteção que variou de 35 a 50%. Outro fato também negativo, foi a conclusão de que as pessoas quem não tem histórico de infecções por dengue fica menos protegido.

No mundo, ainda não há nenhuma vacina contra dengue aprovada. Até o momento, o medicamento contra a dengue do Sanofi Pasteur, encontra-se em fase mais avançada. Com os documentos submetidos a Anvisa, a expectativa é que a conclusão da análise finalize em dezembro desse ano.

Fonte: O Globo

L.O.

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.