Estudo afirma que Sucos com açúcar causam a maior risco de câncer

Pesquisadores franceses fizeram um estudo divulgado em artigo da revista médica BMJ. e concluíram que o consumo de bebidas com açúcar (refrigerantes, sucos adoçados artificialmente) está vinculado a um maior risco de câncer principalmente  de mama, próstata e intestino.
Foram pesquisados mais de cem mil adultos, com idade média de 42 anos, sendo 79% mulheres.

Os cientistas mediram a ingestão diária de bebidas açucaradas em relação a bebidas diet e compararam os dados aos casos de câncer nos registros médicos dos participantes do estudo durante o período de acompanhamento.

Resultados da pesquisa

Beber apenas 100 ml por dia de bebidas açucaradas est á associado a um aumento de 18% no risco de câncer e um aumento de 22% no risco de câncer de mama.
O risco ocorre entre os consumidores de suco de frutas como suco adoçado artificialmente.
“Este estudo amplo e bem desenhado se soma à evidência existente de que o consumo de bebidas açucaradas podem estar associadas com um aumento do risco de alguns cânceres”, afirmou Graham Wheeler, estatístico sênior do Câncer Research UK, a respeito do estudo.
Foram diagnosticados 2.193 casos de câncer com pacientes , com idade média de diagnóstico aos 59 anos. Os autores do estudo reforçaram que seu trabalho se baseou em observação e, portanto, não poderiam estabelecer a causa dos prognósticos de câncer. Mas o tamanho da amostra foi grande
A ingestão de sucos de frutas com açúcar e sucos adoçados artificialmente, aumentou de forma considerável no mundo.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências.Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.