Especialista afirma que repelentes caseiros não são adequados

O médico dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Lucas Miranda,em entrevista ao Portal Terra, diz que a maioria dos repelentes naturais são feitos a partir de óleos extraídos de plantas, como citronela, eucalipto, óleo de cravo e lavanda. Essas soluções caseiras normalmente combinam esses ingredientes sozinhos ou diluídos com álcool e podem acabar gerando dermatites ou outras reações dermatológicas.

O dermatologista explica que a eficácia pode não ser comprovada cientificamente e a concentração dos ingredientes ativos naturais pode variar significativamente.

“Todo e qualquer produto antes de ser desenvolvido é testado exatamente para evitar qualquer irritação na pele. O ideal é usar os produtos comprovados dermatologicamente que são comercializados em farmácias”,  aconselha o dermatologista.

“É importante lembrar que a eficácia de repelentes testados e aprovados por órgãos reguladores é a forma mais confiável, especialmente em áreas com risco de doenças transmitidas por mosquitos”, ressalta o dermatologista.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências.Apoie e compartilhe