Portal Saúde no Ar

 

Dicas de sobrevivência para quem está sem trabalho

 

A crise gerada pelo novo coronavírus tem afetado em cheio uma parcela da população que trabalha sem carteira assinada, que estava ou ficou sem emprego e que não tem perspectiva de renda no momento.

o presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), Reinaldo Domingos, dá as dicas de como esse público deve agir para superar as consequências do isolamento em razão da pandemia:

  1. É fundamental reunir a família, abrir a realidade e pensar em ações conjuntas de redução de despesas.
  2. Este é o momento de focar na alimentação básica sem luxos e supérfluo. Opte pelos produtos básicos, com custo menor, e esqueça de marcas e outras questões que possam elevar o preço.
  3. Caso tenha, é fundamental proteger sua reserva financeira. É preciso ter dinheiro, ele vale muito mais em momentos assim.
  4. Avalie a possibilidade de postergar o pagamento da conta de luz, água e gás. Em muitos casos, esses serviços não serão cortados em função da crise.
  5. Busque suspender pacotes de TV a cabo e reduzir também os pacotes de telefone e internet. É importante buscar reduzir os custos, mas sem cortar totalmente, porque você deve precisar dessas ferramentas para trabalhar ou procurar trabalho.
  6. Não compre roupas ou acessórios nesse momento. Valorize o que já tem.
  7. Busque por atividades que não envolvam custos. Quando estiver em casa, por exemplo, pode fazer cursos gratuitos de capacitação.
  8. Nada de compras coisas que não sejam essenciais.
  9. Em casos de dívidas, analise individualmente e, se possível, suspenda o pagamento ou renegocie as prestações.
  10. Exercite o desapego. Busque por produtos em casa que possam ser vendidos para arrecadar algum dinheiro, mesmo que seja um valor baixo. Use ambientes de venda online para isto.
  11. Busque pelo aprimoramento de sua atividade-fim ou em um nova área em que avalie atuar.
  12. Faça sua inscrição em planos para desempregados ou para famílias de baixa renda. O governo está com programas de auxílio emergencial.
  13. Se for informal, MEI, pequena ou microempresa, busque por linhas de apoio que o governo está oferecendo.
  14. Se tiver cartão de crédito e faturas que não tenha como saldar ou que vão comprometer seu caixa e sua reserva, o melhor a fazer é ligar para o credor e dizer “devo, mas não posso pagar agora”.
  15. Caso necessite fazer empréstimos, evite a quaisquer custos linhas como cheque especial e cartão de crédito, que têm juros exorbitantes.
  16. Busque por uma possibilidade de renda, mesmo estando dentro de sua casa.

 

Colabore com o Saúde no ar para continuarmos com o nosso propósito, saiba como.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.