Dia Nacional da Segurança do Paciente

Dia Nacional da Segurança do Paciente

No dia 01/04 é comemorado o Dia Nacional da Segurança do Paciente.O objetivo da celebração é de lembrar a necessidade de pacientes, profissionais de saúde, E gestores governamentais
para os cuidados que se deve ter dentro das ações de serviços de saúde.

A origem da data

O Programa Nacional de Segurança do Paciente – PNSP, foi criado  por meio da Portaria MS/GM nº 529, de 1° de abril de 2013, com o objetivo geral de contribuir para a qualificação do cuidado em saúde, em todos os estabelecimentos de Saúde do Território Nacional.

Preocupação com a segurança do paciente remota séculos

A preocupação com qualidade em segurança do paciente remota do século XIX, quando a enfermeira inglesa Florence Nightingale, enfermeira inglesa, foi trabalhar na Guerra da Criméia (1853 a 1856) e, observando as condições precárias em que os soldados se encontravam, priorizou a segurança dos soldados como fator fundamental para uma boa qualidade nos cuidados prestados.

Hipócrates, (460 a.C. em Cós; † 370 a.C. em Tessália) pai da medicina e considerado como um pensador à frente da sua época, escreveu a célebre frase, in verbis: “Primum non nocere”, que significava primeiro não causar dano, mas infelizmente,  estudos comprovam que 10% dos pacientes são vítimas dos eventos adversos (EA) que causam danos a saúde do pacientes, erros, falta de cuidados, medicação equivocada, questões de higiene, cumprimento das determinações médicas, prescrição de remédios de efeito cruzado com outros remédios, pacientes que ingerem medicação sem saber que são alérgicos, entre outros incidentes.

Uma das formas de promover e apoiar a implantação de iniciativas voltadas à segurança do paciente é a implantação de Núcleos de Segurança do Paciente (NSP) nos estabelecimentos de saúde. Os NSP devem promover a prevenção, controle e mitigação de incidentes, além da integração dos setores, promover a articulação dos processos de trabalho e das informações que impactam nos riscos ao paciente. O NSP tem papel fundamental no incremento de qualidade e segurança nos serviços de saúde.

Nos dias 17, 18 e 19/05 ocorrerá, em Brasília, o “IV Seminário Internacional para Redução do Risco para a Segurança do Paciente em Serviço de Saúde”. O público-alvo deste evento envolve os profissionais que atuam nas Vigilâncias Sanitárias de estados e municípios capitais, além das Coordenações de Controle de Infecção Hospitalar e Núcleos Estaduais de Segurança do Paciente das Vigilâncias Sanitárias.

Seis pontos importantes na segurança do paciente; identificação correta do paciente, comunicação efetiva entre profissionais de saúde, segurança na prescrição , uso e administração de medicação, procedimentos seguros, prevenção de infecção por meio da higienização das mãos, prevenção de quedas e úlceras, por pressão.

Protocolos e  normas do Ministério da Saúde. PNSP. Programa Nacional de Segurança dos pacientes. Clique aqui

A Dra. Almerinda Luedy, no Programa Excelsior Saúde, desta quarta- feira (01/04 na Rádio Excelsior da Bahia, ) comenta sobre o Dia Nacional da Saúde.  Ela destaca  que  a necessidade de  segurança não é só dos pacientes e sim dos profissionais de saúde. Sem segurança dos  profissionais de saúde, eles  podem cuidar bem e dá segurança aos pacientes. Ouçam o áudio abaixo:

Jorge Roriz

 

 

 

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *