Portal Saúde no Ar

 

Dezembro Laranja – O uso do protetor pode evitar o câncer de pele ?  

Os números relacionados ao câncer de pele no Brasil, principalmente o do tipo não-melanoma, são alarmantes. A estimativa mais recente do Instituto Nacional do Câncer (INCA) é de quase 180 mil novos casos anuais e mais de 2,5 mil mortes por câncer de pele não-melanoma. Embora o tipo melanoma registre um número menor que nove mil casos por ano, ele é o mais agressivo e as mortes causadas pela doença são expressivas: quase duas mil.
A exposição solar em excesso e/ou sem proteção por longos períodos, principal causa da doença,
 também pode provocar queimaduras, manchas, rugas e outras mudanças associadas ao envelhecimento da pele, desidratação, reações alérgicas e agravamento de algumas doenças cutâneas.
Por esta razão, a campanha “Dezembro Laranja”, promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) há oito anos, incentiva os brasileiros a cultivarem hábitos de fotoproteção.
Além da utilização diária de filtro solar com FPS igual ou superior a 30, reaplicado a cada duas horas ou sempre que houver contato com a água, os dermatologistas recomendam o uso de blusas com proteção UV, bonés ou chapéus, sombreiros e óculos de sol, além de evitar a exposição solar entre 9 e 16 horas.
 Na campanha deste ano, que traz o tema “Adicione mais fator de proteção ao seu verão”, a SBD defende que, junto com o uso do álcool gel, máscara e distanciamento, os brasileiros se protejam da ação dos raios solares na pele.
Ouça a entrevista:
O Programas Excelsior Saúde, em Sintonia, com a saúde qualidade de vida, traz nesta Terça-feira, (14.12),   um bate-papo sobre o tema: Dezembro Laranja – O uso do protetor pode evitar o câncer de pele ?
A conversa acontece entre  Patricia Tosta, apresentadora Ana Paula Caria, Dermatologia e medicina estética.
O programa  Excelsior Saúde, acontece das 9h às 10h, ao vivo, com transmissão pela Rádio Excelsior AM 840.
Ouça pelo site da Rádio Excelsior da Bahia e participe pelo  wattsapp. (71) 9-9681-3998.
Para receber informações sobre os próximos assuntos participe do grupo  *Em Sintonia*, administrado pela apresentadora.
Participe, divulgue!
O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.