Criadores de terapias contra malária e verminoses ganham prêmio

Criadores de terapias contra malária e verminoses ganham prêmio

premio-nobel-2015Os criadores de terapias contra malária e verminoses William C. Campbell (irlandês), Satoshi Omura (japonês) e Youyou Tu (chinês), ganharam o prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia de 2015, outorgado nesta segunda-feira (5).

Campbell e Omura foram contemplados pelas descobertas relacionadas a uma nova terapia para combate a infeções provocadas por parasitas, como lombriga, segundo comunicou a Academia Sueca. Já o cientista Youyou Tu foi contemplado pela terapia contra a malária.

Metade dos 8 milhões de coroas suecas, que corresponde a cerca de US$ 963 mil – prêmios destinados aos primeiros vencedores – serão divididos com Campbell e Omura. No entanto, a outra metade foi dada ao chinês.

Por meio de comunicado, o comitê do Nobel, afirmou que essas duas descobertas forneceram à humanidade novos e poderosos meios de combater essas doenças debilitantes que afetam milhões de pessoas anualmente.

Entre as descobertas, estão a droga avermectina, que reduz radicalmente a incidência da oncocercose, chamada "cegueira dos rios", inventadas por Campbell e Omura, além da artemisina, descoberta por Tu.

*Redação Saúde no Ar

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *