Covid: 14 milhões de brasileiros estão com a segunda dose da vacina atrasada

Covid: 14 milhões de brasileiros estão com a segunda dose da vacina atrasada

Dados do Ministério da Saúde e divulgados pela Fiocruz, informa que 14 milhões de brasileiros estão atrasados para tomar a segunda dose da vacina contra a Covid. Os dados usados pela fundação são do dia 25 de outubro. O levantamento da Fiocruz mostra que, em metade dos casos, o esquema vacinal deveria ter sido finalizado há mais de 30 dias.

Os pesquisadores apontam uma série de motivos para esse cenário, como falta de estoque de imunizantes, mortalidade, demora para registro e envio dos dados para a base do governo federal, sobrecarga das equipes de saúde e disseminação de notícias falsas sobre a imunização.

O número é o dobro do observado na pesquisa anterior, com dados até 15 de setembro, quando foram registrados cerca de 7 milhões de indivíduos com o imunizante atrasado.

“É importante adotar estratégias para aumentar a adesão ao esquema vacinal completo, uma vez que os estudos sobre efetividade de vacinação demonstram que a proteção contra infecção, hospitalização e morte é significativamente maior no grupo com esquema vacinal completo quando comparado com o grupo com apenas uma dose da vacina. Também foi mostrado que a proteção contra as novas variantes do Sars-CoV-2 é mais efetiva somente após duas doses da vacina”, alertam os cientistas.

O esquema vacinal completo evitar internações, casos graves da doença e aumenta a proteção contra as variantes e mortes. Se você já tomou a primeira dose e já passou do prazo para tomar a segunda dose, procure um posto de saúde. Você salva sua vida e evita de contaminar outras pessoas.

JR

 

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências.Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.