Como tratar a pele oleosa

Como tratar a pele oleosa

Normalmente que tem a pele oleosa, fica fácil detectar através de alguns sinais, dentre eles, o brilho de oleosidade na pele, sobretudo na região da face, como por exemplo, testa e nariz – efeitos naturais que irritam muitas vezes as pessoas – especificamente as mulheres quando fazem uso da maquiagem.

De acordo com a dermatologista Gabriela Casabona, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, os poros são como dutos, por onde passam os pelos e a oleosidade. Ela afirma que essas cavidades tendem a ser mais estreitas na base e mais largas no ápice. Gabriela explica que a pele passa muito tempo sem limpeza e esfoliação, os poros acabam dilatados, o que provoca um acúmulo de células e deixa à mostra justamente a área mais larga deste duto.

A especialista enfatiza também que o tipo de pele também interfere na aparência dos poros.  “Quanto mais escura a pigmentação, geralmente, maiores os poros e maior a produção de oleosidade no rosto”. Gabriela ressalta que existem alguns cuidados simples que auxiliam no controle da dilatação dos poros e melhoram a aparência da sua pele. “Esses cuidados agem na diminuição da oleosidade e também diminuem o aparecimento de problemas como pontos escuros, cravos, acne e excesso de oleosidade”, acrescenta.

A dermatologista Marcela Studart, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, alerta que os sabonetes devem sempre ser específicos para o tipo de pele do seu rosto. “Fórmulas com ácido salicílico e enxofre diminuem a produção das glândulas sebáceas e, com isso, diminuem a oleosidade e melhoram o aspecto dos poros”, garante Marcela.

A especialista sugere que para saber se o sabonete adequado, basta apenas, após lavar o rosto, observar se a pele estar macia, entretanto, sem a presença de oleosidade.  Marcela salienta que os sabonetes limpar a pele, e não ressecá-la. Ela ressalta ainda que a temperatura da água contribui com para a melhora e recomenda a utilização de jatos mornos ou frios, porque o calor estimula a glândula a produzir mais sebo.

*Redação Saúde no Ar

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.