Como se preparar para a folia do carnaval: alimentação e estilo de vida

Como se preparar para a folia do carnaval: alimentação e estilo de vida

Por Lucília Aquino

É importante seguir alguns cuidados com a alimentação nos períodos que antecedem e durante a folia a fim de deixar o corpo mais preparado. Dê prioridade às “comidas de verdade”, como frutas, verduras, legumes e proteínas magras. Ingira carboidratos, como inhame, aipim, batata, feijão. Consuma entre 2 a 3 litros de água por dia para evitar a desidratação, ingira água de coco e sucos de frutas naturais.

Coma alimentos que forneçam energia como cereais, barra de cereal, arroz e massas, preferindo os integrais. Evite ficar longos períodos em jejum, priorizando as três refeições principais como o café da manhã, almoço e jantar, e pequenos lanches nos intervalos, que podem ser frutas frescas ou sucos de frutas, castanhas, biscoitos integrais.

Evite o consumo de alimentos processados, industrializados, com excesso de sal, e os ricos em gorduras e frituras que demoram muito mais para serem digeridos e podem provocar sonolência. Evite também a ingestão de bebidas alcoólicas, pois ajudam o corpo a reter líquido e provocar inchaços. Em caso de uso, consuma moderadamente e intercale com água evitando, assim também, a desidratação.

As frutas e vegetais auxiliam ainda no processo de desintoxicação, a exemplo dos folhosos verde-escuros como couve, brócolis, rúcula e agrião, que atuam no bom funcionamento do fígado, contribuindo também contra a ressaca.

Na rua, não coma alimentos crus como folhas, frutas, ovos, nem maionese, enlatados e molhos, pois geralmente apresentam manuseio, conservação e armazenamento inadequados. Isso pode contaminar os alimentos com fungos e ou bactérias acarretando na transmissão de doenças e provocar dor de barriga, infecção intestinal, e até mesmo, coma e morte!

Aliado a isso se tem um conjunto de condutas e atitudes que são essenciais à manutenção da saúde neste período, como dormir bem, aumentar a resistência com exercícios físicos, proteger-se contra os raios solares, entre outros cuidados de acordo com a orientação adequada do respectivo profissional de saúde. Tudo isso para desfrutar e curtir seu carnaval com saúde plena!!!

Lucília Aquino Freitas. É fiscal da Secretaria Municipal de Ordem Pública de Salvador-Ba. Possui graduação em Nutrição pela Universidade do Estado da Bahia (2009) e Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Bahia (2018). Especialização em Nutrição Clínica pela Universidade Gama Filho (2011) e em Fitoterapia Clínica pelo Instituto de Pesquisas Ensino e Gestão em Saúde (2017). Mestrado em Alimentos, Nutrição e Saúde pela Universidade Federal da Bahia (2017). Tem experiência na área da Nutrição Coletiva, Clínica e em Práticas Integrativas.

 

Desde o ano de 2017 a Escola de Nutrição/UFBA,desenvolve o projeto de Extensão,“Nutrição, ambiente e saúde no ar: comunicação em saúde e cidadania”, sob a coordenação da Professora Ma.Neuza Maria Miranda dos Santos e colaboração da aluna bolsista do projeto Permanecer, Marianna Menezes Santos. Para participar do Projeto que tem como objetivo apresentar e discutir temas de saúde, em seu conceito ampliado, além de difundir informações científicas sobre nutrição, alimentação saudável e qualidade de vida, basta enviar perguntas ou sugestões de temas.

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *