Comissão declara que poliomielite tipo 3 foi erradicada do mundo

Comissão declara que poliomielite tipo 3 foi erradicada do mundo

No Dia Mundial de Combate à Pólio, que é celebrado hoje (24/10), a  Organização Mundial da Saúde (OMS) convocou as autoridades de saúde de todo o mundo a direcionar, a partir de agora, os esforços para erradicar o último tipo de poliomielite ainda em circulação, que é a poliomielite tipo 1.

o presidente da Comissão Global Independente para a Certificação da Erradicação da Poliomielite, professor David Salisbury, informou nesta quinta-feira (24) que a poliomielite selvagem tipo 3 foi erradicada do mundo. A declaração foi feita em um evento na sede da Organização Mundial da Saúde (OMS, em Genebra. O anúncio foi considerado pela OMS um “marco para a saúde global”.

“Essa notícia é um marco para a humanidade”, afirmou o presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBim), Juarez Cunha, ao falar sobre a erradicação da poliomielite tipo 3. Ele alertou, porém, que dois países –Afeganistão e Paquistão – ainda registram casos de pólio do tipo 1. “Devido à persistência desses casos em tais países, nós, aqui no Brasil, e também em outros países, não devemos baixar a guarda. Devemos, isso, sim, insistir na cobertura global vacinal”, afirmou Cunha.

A poliomielite, ou paralisia infantil, é uma doença infectocontagiosa aguda, causada por um vírus, que pode se manifestar por febre, mal-estar, cefaleia, distúrbios gastrointestinais e rigidez de nuca.

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *