Comer carne processada eleva risco de câncer

Comer carne processada eleva risco de câncer

Quem tem hábito de consumir carne processada diariamente deve manter-se em alerta para evitar doenças futuras. De acordo com a Agência Internacional para Pesquisa do Câncer, órgão ligado à Organização Mundial da Saúde – OMS, o consumo de 50 gramas de carne processada todos os dias aumenta o risco de câncer no intestino grosso e reto em 18%.   O estudo foi divulgado nesta segunda-feira (26). As informações são do Estadão Conteúdo.

A pesquisa foi realizada por um grupo de estudos com 22 especialistas de dez países. O levantamento usou aproximadamente 800 estudos que investigaram a associação de mais de uma dúzia de tipos de câncer com o consumo da carne vermelha e processada em diversos países, conforme informou à entidade ligada a OMS.

Segundo a publicação, a “carne processada foi classificada como cancerígena baseada em evidências suficientes em seres humanos de que o consumo provoca câncer colorretal”. O câncer colorretal atinge um segmento do intestino grosso, o cólon, e o reto.

Ainda de segundo o estudo a carne vermelha como “provavelmente cancerígena com base em evidências limitadas”. Os efeitos cancerígenos da carne vermelha em casos de câncer colorretal, pâncreas e de próstata, também são citados na publicação.

Em nota liberada para imprensa, o chefe do programa de monografias da entidade, Kurt Straif, diz que para os indivíduos, o risco de desenvolver câncer colorretal por causa do consumo de carne processada permanece pequeno, mas o risco aumenta com a quantidade de carne consumida. Kurt salienta que o impacto global sobre a incidência de câncer é de importância para a saúde pública, considerando o grande número de pessoas que consomem carne processada.

*Redação Saúde no Ar

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências.Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.