Cinco motivos para comer inhame

Pobre em gorduras e rico em carboidratos, o inhame é uma ortaliça de grande importância para a região Nordeste. É uma excelente fonte de energia, rica em vitamina A, responsável por combater infecções e proteger a visão.

O inhame possui também vitaminas do Complexo B e sais minerais. As vitaminas do complexo B, principalmente a Tiamina (B1) facilitam a digestão, estimulam o apetite e é essencial para o crescimento. A vitamina Niacina (B5) previne problemas do sistema nervoso, da pele e do aparelho digestivo. Já os sais minerais contribuem na formação de sangue, dentes e ossos.

De acordo com a nutricionista e professora da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Neuza Miranda, temos pelo menos cinco grandes motivos para incluir o inhame em nossa alimentação:

  1. Bom para a saúde feminina: útil na menopausa, TPM e combate a endometriose;
  2. Bom contra o câncer: devido a presença de antioxidantes como vitamina C e betacaroteno;
  3. Bom para o coração: as fibras ajudam a reduzir os níveis de colesterol;
  4. Bom para perder peso: ajuda a emagrecer, pois além de pouca gordura tem carboidratos complexos que provocam sensação de saciedade;
  5. Bom para combater a anemia: é fonte de ferro, cobre e ácido fólico.

Redação Saúde no Ar *

(P.T.)

Ouça as dicas na íntegra:

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências.Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.