Chikungunha ataca sistema nervoso e aumenta casos de meningite

Chikungunha ataca sistema nervoso  e aumenta casos de meningite

A chikungunya é transmitida pelo Aedes aegypti, o mesmo mosquito da dengue, da zika e da febre amarela. é uma doença relativamente recente no Brasil. Por isso, E suas consequências ainda não são totalmente conhecidas. As complicações como os quadros de meningite, por exemplo, chamaram a atenção dos pesquisadores e, por ser uma doença grave, que afeta o sistema nervoso central.
Após a manifestação da doença ocorreu um aumento de casos de internação e complicação neurológica como meningite, encefalite, alterações dos nervos periféricos”, o alerta é foi dado pelo infectologista da Fiocruz André Siqueira.
A chikungunya ataca o sistema nervoso central e pode comprometer o sistema neurológico, causando, excesso de sono,  dores, dificuldades para locomoção, movimento das mãos, dedos ( alterações motoras)

“Já era descrito em outros países que a chikungunya podia levar alterações para o sistema nervoso central. A partir do momento que a chikungunya se espalhou no país, causando surtos em diversas regiões, foi observado em paralelo que houve também um aumento de casos de internação de  meningites que é inflamação aguda ou crônica, quase sempre de origem infecciosa, das membranas (meninges) que revestem o cérebro, e também aumento de encefalite e  alterações dos nervos periféricos.

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *