Cegueira afeta 39 milhões de pessoas no mundo; conheça suas principais causas

Cegueira afeta 39 milhões de pessoas no mundo; conheça suas principais causas

A cegueira afete 39 milhões de pessoas em todo o mundo e  246 milhões sofram de perda moderada ou severa da visão. Esta informação e da OMS e consta no documento “As Condições da Saúde Ocular no Brasil 2019”, elaborado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO).

O documento do CBO informa que “os padrões globais de causas de cegueira diferem substancialmente entre os países, mas é possível associar sua prevalência às condições econômicas e de desenvolvimento humano, já que quase 90% dos casos estão em locais de baixa e média renda”.

O Conselho dá como exemplo a proporção de cegueira devido à catarata: é de 5% em economias de mercado estabelecidas e chega a 50% nas regiões mais pobres do mundo, por conta do acesso aos serviços de saúde ser deficitário.

Entre os principais fatores que causam a cegueia estão: a Catarata, glaucoma, tabagismo, infecções oculares e tumores, exposição à radiação ultravioleta, deficiência de vitamina A, distúrbios metabólicos, como o diabetes e causas diversas e relacionadas com a idade como descolamento de retina.

Outro fator de risco importante é a idade. Para se ter uma ideia, mais de 82% de todas as pessoas cegas no mundo são maiores de 50 anos. A entidade pontua que, independente da classe social, a estimativa de perda total de visão é de 15 a 30 vezes maior em pessoas com mais de 80 anos do que nas com até 40 anos.

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *