Iniciada na segunda-feira (9), no Armazém Convention, em Lauro de Freitas, a 2ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (CEGTES) deu continuidade a sua programação na terça (10) e hoje quarta (11), ultimo dia da conferência.
“Quero destacar a importância que tem essa conferência para o SUS da Bahia. A gente está em um setor onde um dos principais elementos que sustentam esse sistema é o conjunto dos seus trabalhadores e trabalhadoras. E aí a importância de a gente discutir a gestão do trabalho. Às vezes, a gente não consegue, com as ferramentas disponíveis na gestão pública, de fazê-lo da maneira que a gente gostaria de fazer e que seja ideal, mas esse é o debate que a gente tem que enfrentar no dia a dia para construir um SUS mais forte”, destacou o subsecretário.
Os Eixos temáticos foram: Democracia, controle social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação na saúde; trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS: uma agenda estratégica para o futuro da Bahia e do Brasil; e educação para o desenvolvimento do trabalho na produção na saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer: a saúde da democracia para a democracia da saúde.
Após apresentação dos eixos temáticos, os participantes, que incluem gestores, conselheiros e profissionais da saúde de toda Bahia, se reuniram em grupos de trabalho para debater propostas com vistas a aperfeiçoar o funcionamento do SUS. Tais discussões resultarão em projetos de políticas públicas que serão levados à 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, em Brasília, no final do ano.
Depois de integrar a mesa de abertura, na segunda-feira (9), a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, retornou à conferência nesta terça (10) para acompanhar as discussões. “Quero destacar a importância deste espaço de construção coletiva. Sem dúvida, a participação de quase todos os municípios do Estado nas discussões em torno de políticas públicas voltadas para a gestão do trabalho e da capacitação da saúde traz um ganho enorme para o SUS. Esse espaço de escuta é um passo importante para fortalecer o Sistema Único, consolidando-o como um modelo de saúde pública para o mundo”, avaliou a secretária.
Organizada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e pelo Conselho Estadual de Saúde, a Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde é fruto de um processo coletivo com etapas municipais e regionais. Com o tema “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS Acontecer”.