SAÚDE NO AR

Caruru de Cosme e Damião se torna patrimônio imaterial da Bahia

O caruru de Cosme e Damião foi reconhecido como patrimônio imaterial do Estado da Bahia. A resolução ocorreu na última quinta-feira (19), em sessão plenária presidida pelo Conselho Estadual de Cultura (CEC).

Os estudos para que a iguaria se tornasse um patrimônio foram feitos pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC). Relatora do processo, Evanice Lopes, vice-presidente da Câmara de Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Natural (CPHAAN), exaltou a manifestação baiana :

“Não nos deixa dúvidas de que a Festa do Caruru de São Cosme e São Damião é uma das principais e mais antiga manifestação religiosa popular baiana, reunindo características próprias na junção de símbolos místicos e elementos plurais do sincretismo religioso baiano como estratégia de festejar, celebrar e agradecer”, argumentou.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe