Carnaval de Salvador terá inventário de Emissão de Gases Estufa

O carnaval de Salvador, também será palco de um estudo estudo inédito de verificação de emissão de gás estufa (GEE). O inventário vai acompanhar e analisar a movimentação de toda a frota de veículos oficiais da prefeitura durante, trios elétricos, mini trios, pranchões, além de geradores de energia utilizados nos palcos, banheiros químicos e contêineres, possibilitando o reconhecimento e a quantificação das fontes de emissões.

De acordo com o diretor da empresa AC Consultoria, Augusto Cruz, responsável pela análise, o trabalho será realizado durante cerca de vinte dias incluindo profissionais da prefeitura e da consultoria. Dessa forma, o resultado do estudo permitirá que ações capazes de reduzir o impacto ambiental associado às emissões geradas sejam definidas. “Esta é uma ação da prefeitura da cidade, dentro da sua agenda de mitigação do aquecimento global”, afirmou.

Assim, as informações obtidas do inventário, serão convertidas e calculadas utilizando metodologias reconhecidas pelo Comitê de Mudanças Climáticas das Nações Unidas, garantindo a qualidade dos resultados.

O objetivo da iniciativa é a compensação com o plantio de árvores. A ideia foi inicialmente aplicada no último evento de réveillon, o Virada Salvador 2024, na Arena Daniela Mercury. A conclusão do inventário do carnaval será entregue à prefeitura no mês de março.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências.Apoie e compartilhe