Cães podem desprezar pessoas que não ajudam seus donos

Cães podem desprezar pessoas que não ajudam seus donos

cachorroOs cães não demonstram interesse e recusam alimentos oferecidos por pessoas que desprezam seus donos, aponta um estudo realizado por pesquisadores da universidade japonesa de Kyoto.

De acordo com os resultados, os caninos têm capacidade de cooperar socialmente, característica achada em um pequeno grupo de animais, como os primatas e os seres humanos.

A análise realizada pelo professor de cognição comparativa da Universidade de Kyoto Kazuo Fujita, contou com três grupos de 18 cães – submetendo seus donos a uma determinada situação – abrir uma caixa. A pesquisa contou também com duas pessoas desconhecidas dos animais, em cada equipe.

Ao observar, verificou-se no primeiro grupo que uma das pessoas recusou ajudar o proprietário. Já no segundo, a situação foi oposta – o animal recebeu ajuda de um dos indivíduos. Em ambos, a terceira pessoa era neutra. No terceiro e último grupo, ninguém interagiu com o dono do cachorro. Após abertura da caixa, os dois desconhecidos ofereceram alimentos ao animal.

De acordo com as análises realizadas, os cachorros que viram seu dono ser desprezado se mostraram propensos a escolher o alimento da pessoa que se manteve neutra, e recusar a oferta da pessoa que negou ajuda ao companheiro. Já os animais cujos proprietários foram ajudados ou não interagiram com ninguém não demonstraram nenhuma preferência pela oferta dos estranhos. O estudo completo será publicado ainda esse mês no jornal científico Animal Behavior.

Fonte: Diário de Pernambuco

L.O.

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.