Sob a presidência rotativa da Rússia, o grupo, do BRISC, busca avançar em iniciativas econômicas que desafiem a dependência de sistemas financeiros ocidentais, como o Fundo Monetário Internacional (FMI), e fortalecer a autonomia de suas economias.
O BRICS é composto pelos seguintes países: Brasil, índia, África do Sul e China, e está em análise a incluisão de, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Irã e Etiópia.
De acordo com o site oficial da iniciativa, o BRICS Pay está sendo desenvolvido como um sistema de pagamento descentralizado e independente, semelhante ao sistema SWIFT utilizado na Europa.
O objetivo é permitir que os países membros realizem transações comerciais e financeiras de forma mais rápida e barata, sem interferências externas.
A ideia de um sistema de pagamento unificado para o BRICS vem sendo discutida desde 2019. Durante o Fórum Empresarial do BRICS, realizado em Moscou nos dias 19 e 20 de outubro, os participantes tiveram a oportunidade de testar as tecnologias de varejo do BRICS Pay, um indicativo de que o sistema está em estágio avançado de desenvolvimento.