Brasil sedia reunião de Ministros do BRICS

Brasil sedia reunião de Ministros do BRICS

A IX Reunião de Ministros da Saúde do BRICS, grupo de países com economias emergentes formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, foi  encerrada nesta sexta-feira (25), em Curitiba.

Entre os assuntos abordados, destacamos: A inovação no tratamento da tuberculose, a necessidade de ampliação das coberturas vacinais, o fortalecimento da rede de Banco de Leite Humano no cuidado a bebês prematuros e a qualificação no cuidado à saúde da população na Atenção Primária.

O ministro da Saúde do Brasil, Luiz Henrique Mandetta, garantiu que o fortalecimento da Atenção Primária é prioridade no país e pediu esforço dos países do BRICS para a adoção de ações voltadas à promoção de saúde e não apenas ao tratamento de doenças. “No Brasil, criamos uma secretaria focada na Atenção Primária. Lançamos o programa Saúde na Hora, que chega a dobrar os repasses federais para unidades de saúde que ampliarem o horário de atendimento ao cidadão. Credenciamos mais de 10 mil novas equipes e serviços. Lançamos o programa Médicos pelo Brasil para levar médicos para as áreas mais carentes do país. Estamos desenvolvendo ainda um novo modelo de financiamento da Atenção Primária, que privilegia bons indicadores de efetividade e desempenho”, destacou.

Durante o encontro, cada um dos ministros apresentou um tópico de discussão a partir de ações já executadas em seus países.

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *