0 Município de Euclides da Cunha (nordeste baiano) ganhou reforço no serviço de saúde da população. O governador Rui Costa e o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, inauguraram uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h), uma Unidade Básicas de Saúde, um Centro de Especialidades Médicas e uma Academia da Saúde.
De acordo com o governador, a inauguração das unidades de saúde em Euclides da Cunha faz com que a cidade tenha 18 postos de saúde, com 24 equipes, o que corresponde a 100% de cobertura. “O Ministério da Saúde tem uma regra de que cada equipe deve atender três mil pessoas. E aqui, as 24 equipes atendem mais do que 100% dos moradores”, ressaltou ele, destacando que Salvador, a maior e mais rica cidade da Bahia, tem cobertura de apenas 30%. “70% da população da capital baiana não têm acesso e atendimento regular à saúde. Essas pessoas podem ir parar na emergência de um hospital com uma doença grave, às vezes com danos físicos permanentes”.
Para o Centro de Especialidades nomeado de Dr Humberto Freire, Rui Costa revelou que tem planos maiores: “Sobre o Centro de Especialidades Médicas, nós vamos conversar com os prefeitos da região, e, se houver o interesse de formar o consórcio, nós podemos ampliá-lo, dobrar a sua capacidade e transformá-lo em uma policlínica regional”, disse ele, que detalhou os investimentos realizados na cidade. “ O Centro de Especialidades, que leva o nome de Dr Humberto Freire, o governo apoiou com R$ 1,3 milhão e equipamentos, e nas Unidade Básicas de Saúde, a que foi inaugurada no bairro Caixa D’água, denominada Zizinha Campos, o Estado também ofertou os equipamentos, além dos investimentos também na UPA 24h.” comemorou .
Convênio com a América Latina
O governo do Estado aproveitou a visita do líder humanitário e espiritual Sri Sri Ravi Shankar, fundador do Arte de Viver, na capital baiana, para assinar um acordo de Cooperação Técnica entre o Governo do Estado e a Associação Cultural, Educacional e Social Arte de Viver. A assinatura do convênio que é inédito na América Latina tem o objetivo de promover a capacitação para policiais militares das diversas unidades da corporação. “A assinatura deste convênio é apenas o ponto de partida para que possamos multiplicar as técnicas de redução de estresse dentro da corporação. Inicialmente, vamos implantar um projeto piloto nas Bases Comunitárias de Segurança para depois expandir para outras áreas de atuação da Polícia Militar”, afirmou o governador Rui Costa.
O curso será realizado em três dias consecutivos e os policiais terão oportunidade de aprender técnicas de respiração e de gerenciamento do estresse, baseado na dinâmica “Sudarshan Kriya”, com nove horas de duração. Além de aprender também técnicas para melhorar o trabalho em equipe e o ambiente coorporativo, técnicas de resolução de conflitos, harmonização da relação interpessoal, também em técnicas de respiração e de gerenciamento do estresse. O Departamento de Promoção Social da PM, responsável por desenvolver ações de valorização e cuidados com o público interno, vai articular ações com a organização Arte de Viver, que atua em 156 países, para que a técnica seja expandida para as diversas unidades da Polícia Militar.
Redação Saúde no ar
Louise Batista.