Os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams foram enviados em 5 de junho ao espaço em uma missão prevista para voltar em 8 dias, no primeiro voo tripulado da cápsula Starliner, da Boeing, porém só vão voltar em fevereiro de 2025. Problemas nos propulsores e vazamentos de hélio impediram a volta deles no prazo previsto.
A informação foi divulgada pela Nasa, neste sábado (24/08). Eles serão resgatados por uma espaçonave da SpaceX.
A decisão, “não foi uma decisão fácil, mas é absolutamente a correta”, completou Jim Free, administrador associado da Nasa.
A Starliner retornará vazia à Terra no início de setembro com o piloto automático ativado, de acordo com Bill Nelson, chefe da Nasa. O sistema de propulsão da nave oferece muitos riscos para trazer a tripulação de volta em segurança, disse a agência espacial.
A Nasa afirma também que astronautas profissionais sempre sabem que, ao partirem para uma missão, podem passar bem mais tempo no espaço do que o previsto inicialmente.
No caso de Butch Wilmore e Suni Williams, os dias estão “cheios”, diz a agência: a dupla está participando das pesquisas desenvolvidas por cientistas na estação espacial.