Aquecimento do planeta já é o maior evento climático em 2 mil anos, indica pesquisa

Aquecimento do planeta já é o maior evento climático em 2 mil anos, indica pesquisa

Em artigo publicado na revista “Nature”, cinco pesquisadores afirmam que o aquecimento global atual supera em velocidade e extensão qualquer evento climático de aquecimento e congelamento dos últimos 2 mil anos. Nem mesmo episódios históricos como a “Pequena Era do Gelo” – resfriamento acentuado registrado entre os anos 1300-1850 – se comparam com o que está acontecendo no momento no mundo.

Os céticos afirmam que  em comparação a épocas no passado a terra está esfriando. Porém, em nova pesquisa os cientistas derrubam esse argumento.

Eles reconstruíram as condições climáticas que existiam nos últimos 2 mil anos, usando 700 registros “proxy” de mudanças de temperatura – indicadores que permitam tirar conclusões a partir de dados climáticos indiretos como anéis de árvores, corais e sedimentos de lagos.

Os pesquisadores afirmam que nenhum desses eventos climáticos avaliados ocorreu em escala global num mesmo período.

O “Período Quente Medieval” (950-1250 d.C.), por exemplo, registou aumentos significativos de temperatura em apenas 40% da superfície da Terra. Segundo os pesquisadores, o aquecimento de hoje afeta praticamente todo o mundo.

Um trecho do artigo publicado na revista Nature diz:  “Descobrimos que o período mais quente dos últimos dois milênios ocorreu durante o século 20 em mais de 98% do globo. Isso fornece fortes evidências de que o aquecimento global antropogênico não é apenas incomparável em termos de temperaturas absolutas, mas também sem precedentes na consistência espacial dentro do contexto dos últimos 2 mil anos”, escreveram no artigo.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.