Álcool na adolescência pode causar danos incuráveis

Álcool na adolescência pode causar danos incuráveis

O hábito de ingerir bebidas alcoólicas, cada vez mais comuns entre adolescentes , pode afetar seus cérebros para sempre. A informação foi publicada na revista científica Alcoholism: Clinical & Experimental Research, segundo a qual, o álcool pode afetar mecanismos celulares de um cérebro que ainda não está completamente desenvolvido e maduro.

A pesquisa, realizada com ratos simulou um abuso intermitente de álcool na adolescência, para determinar se a exposição ao álcool na adolescência pode levar a alterações de longo prazo na estrutura e função de circuitos neurais dos animais quando adultos.

Conforme o artigo, uma função cerebral normal no indivíduo adulto – principalmente no que tange à capacidade de planejamento, modulações inibitórias e memória – depende de uma série de fatores funcionais e estruturais no período da adolescência.

Potenciais nocivos

Os efeitos da intoxicação alcoólica aguda sobre o sensório, motricidade e juízo crítico são bem conhecidos e levam muitas vezes o adolescente a ter atitudes que não teria em condições normais. Além disso, um conjunto consistente de evidências científicas tem exposto os potenciais efeitos nocivos à saúde da intoxicação alcoólica aguda.

Os resultados da pesquisa revelaram que os ratos adultos que receberam álcool na adolescência apresentavam problemas de memória e cognição. Os cérebros desses ratos foram analisados por uma série de técnicas que permitem avaliar o desenvolvimento e amadurecimento dos circuitos neurais.

Isto foi feito particularmente em uma região cerebral chamada de hipocampo, que é responsável pelo aprendizado e memória. Esta análise expôs alterações tanto funcionais quanto estruturais no hipocampo, o que explica os déficits comportamentais apresentados pelos animais.

Por conta desses resultados, os pesquisadores sugerem que o álcool na adolescência pode produzir uma ruptura na maturação normal dos neurônios, o que levaria a alterações permanentes de estrutura e função cerebrais. Eles alertam também que, apesar de, por lei, a adolescência ir até os 18 anos, o cérebro completa o seu desenvolvimento apenas por volta dos 20 anos de idade.

Fonte:ABC da Saúde

A.V.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.