Academia de Medicina da Bahia faz homenagem ao centenário do professor Jorge Novis

Academia de Medicina da Bahia faz homenagem ao centenário do professor Jorge Novis

Nesta quarta- feira (10/07) a Academia de Medicina da Bahia realizou uma sessão solene em comemoração aos 61 anos fundação e ao centenário do Professor Jorge Augusto Novis.

Foi entregue os Prêmio Professor Roberto Santos, diplomas de membros eméritos e na mesma solenidade ocorre a posse da nova Diretoria. Paulo Novis Rocha recebeu a medalha em nomo do avô, Jorge Novis.

O professor e  escritor, Geraldo Leite, foi o orador do discurso em homenagem ao professor Jorge Novis, lendo a biografia do homenageado.

A mesa diretora contou com a presença do presidente da AMB, Dr. Almério de Souza Machado; da diretora da Faculdade de Medicina da UFBA, Prof.ª Dra. Lorene Pinto; do conselheiro do Conselho Regional de Medicina da Bahia, Dr. Otávio Marambaia; do presidente, na Bahia, do Conselho Federal de Medicina, Dr. Jessé Brandão; do presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, Dr. Mittermayer Galvão; do representante da Secretaria Estadual de Saúde, Dr. José Valter Santos; do presidente do conselho de curadores da Fundação Bahiana para Desenvolvimento das Ciências (FBDC), Dr. Ademário Galvão Spínola; do vice-diretor da Bahiana, Dr. Ênio Maynard e do diretor executivo do conselho de curadores da FBDC, Dr. Jacques Saidi Salah.

Na mesma solenidade  os novos membros da Academia Baiana de Medicina, tomaram posse.  A eleição se deu, em assembleia realizada na ABM,

A nova diretoria da Academia de Medicina da Bahia (chapa biênio 2013/1014). Como Presidente, fo escolhido o médico Almério de Souza Machado; como 1º Vice-Presidente, Luiz Erlon Rodrigues; para 2º Vice-Presidente, José de Souza Costa. O Secretário-Geral será o médico José Antônio de Almeida Souza. Como 1º Secretário, foi eleito Ernane Nelson Antune Gusmão. Como 2º Secretário, o Presidente da ABM, Dr.Antonio Carlos Vieira Lopes. Para Tesoureiro, foi eleito Reinaldo Martinelli. O novo Diretor de Biblioteca será o acadêmico Mitermayer Galvão. A Diretoria de Publicação ficará a cargo do médico Roberto Badaró.

Leia a biografia do professor Jorge Novis, feita por nosso articulista, Geraldo Leite Clique aqui

 

 

Entrevista  com o  Dr. Carlos Lopes Pontes:, presidente da Academia Baiana de Medicina:

 

Entrevista com a filha do Dr. Jorge Novis, Solange Novis Ribeiro:

 

Jorge Roriz

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *