A Fiocruz ( Fundação Osvaldo Cruz), divulgou uma pesquisa que indica um aumento de casos de suicídio no Brasil. O país está na contramão dos demais países, já que tendência é de redução dos suicídios em escala global.
A taxa de suicídio entre jovens cresceu 6% ao ano no Brasil entre os anos de 2011 e 2022. As autolesões aumentaram 29% ao ano na faixa etária de 10 a 24 anos. As autolesões são cortes e outros ferimentos feitos pelo próprio jovem sem a intenção de tirar a própria vida.
A pesquisa foi publicada na revista científica “The Lancet Regional Health – Americas” e trouxe ainda os seguintes destaques:
- Aumento dos suicídios e das autolesões entre os jovens foi maior que na população em geral: considerando todas as faixas, crescimento foi de 3,7% e 21% ao ano, respectivamente;
- Brasil vai na contramão do mundo, que teve queda de 36% na taxa em escala global;
- Tendência de crescimento é verificada nas Américas: entre 2000 e 2019, a região teve alta de 17%.
O Centro de Valorização da Vida, ( CVV), realiza apoio emocional e prevenção do suicídio.. O serviço funciona 24 horas por dia. As ligações e o atendimento são gratuitos. O número é o 188. Mais informações aqui.