Sociedade Brasileira de Anestesiologia celebra o Dia Nacional da Segurança do Paciente

Sociedade Brasileira de Anestesiologia celebra o Dia Nacional da Segurança do Paciente

SBA reforça a importância da qualidade na assistência à saúde

 

No dia 1º de abril é celebrado o Dia Nacional da Segurança do Paciente, data que permite que todos os serviços promovam localmente ações para fortalecer a segurança do paciente, dos profissionais e os ambientes de assistência à saúde. A data foi instituída pelo Ministério da Saúde em 2013, por meio do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), com o propósito de melhorar a qualidade do atendimento em todos os estabelecimentos de saúde do país. Fundada há 75 anos, a Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) reforça a relevância dessa iniciativa, enfatizando a necessidade contínua de minimizar os riscos de danos associados à assistência à saúde.

Como uma das principais entidades médicas do país, a Sociedade Brasileira de Anestesiologia desempenha um papel crucial na promoção da segurança do paciente. A SBA destaca a importância da formação e atualização contínua dos profissionais de saúde, da implementação de protocolos de segurança rigorosos e do apoio à pesquisa para desenvolver melhores práticas na área. “A segurança é fundamental na prestação de cuidados em qualquer sistema de saúde. Garantir a segurança do paciente não apenas protege os indivíduos que recebem assistência médica, mas também promove a confiança do público nos serviços de saúde e contribui para a eficácia geral do sistema”, ressalta o presidente da SBA. Dr. Luis Antonio Diego.

Um dos objetivos primordiais da segurança do paciente é a minimização dos riscos de danos durante a prestação de cuidados. Isso envolve a identificação e a mitigação de potenciais ameaças à segurança do usuário em todos os níveis de assistência médica, incluindo a análise de indicadores, feedback dos pacientes e profissionais de saúde, e revisão de incidentes. Esse não é um objetivo estático, mas sim um processo contínuo de melhoria. “É fundamental que os sistemas de saúde estejam comprometidos com a busca constante da excelência na sua segurança, por meio da revisão de práticas, implementação de melhores estratégias e adoção de tecnologias inovadoras”, analisa o presidente da Sociedade Brasileira de Anestesiologia.

A Comissão de Qualidade e Segurança em Anestesiologia (CQSA), área que integra o Departamento de Defesa Profissional da SBA, busca melhorar a qualidade e segurança nos cuidados aos pacientes durante todo o processo cirúrgico. A comissão visa promover educação e capacitação para cuidado interdisciplinar ao paciente, impulsionar a qualidade e segurança na anestesiologia com base em gestão e gerenciamento de riscos, colaborar em eventos da SBA sobre segurança em anestesia, estimular o intercâmbio com organizações similares nacionais e internacionais, e opcionalmente indicar membros habilitados para eleições dentro do comitê.

Diretor do Departamento de Defesa Profissional da SBA, Dr. Jedson Nascimento reafirma que experiência e habilidades são fundamentais para garantir a segurança e o sucesso dos procedimentos: “nós desempenhamos um papel crucial em todas as fases, desde a avaliação pré-operatória até o acompanhamento pós-anestésico. Nossa expertise em gerenciar a dor, monitorar os sinais vitais e garantir a estabilidade do paciente durante a cirurgia é essencial para o sucesso do procedimento e para a sua segurança. Isso é feito incentivando os anestesiologistas a adotarem práticas eficazes de gestão de riscos, promovendo o conhecimento, realizando pesquisas, agindo com ética e responsabilidade social. Neste dia, reconhecemos e valorizamos o papel dos anestesiologistas na prestação de cuidados de saúde de alta qualidade e na promoção da segurança do paciente”, finaliza.

A Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA)

A Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) é uma associação sem fins lucrativos fundada em 1948. Tem como propósito educar, formar, certificar e representar médicos anestesiologistas por meio de ações, canais de comunicação e campanhas. Em seus 123 Centros de Ensino e Treinamento em Anestesiologia espalhados pelo Brasil, a SBA forma, em média, 700 novos especialistas por ano.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe