Salvador Contra a Dengue: SMS promove ações em todos os Distritos Sanitários nesta terça (26)

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), prossegue com a mobilização Salvador Contra a Dengue nesta terça-feira (26). Os agentes vão promover ações preventivas, corretivas e educacionais com UBV pesada, inspeções, bloqueio espacial e focal, e atendimentos de solicitações em diversas localidades da capital baiana.

Haverá inspeção para controle vetorial e bloqueio de transmissão focal em todos os Distritos Sanitários (DS) de Salvador; remoção de ovitrampas nos DSs Centro Histórico, Brotas, Boca do Rio, Cajazeiras; aplicação de inseticida a UBV pesado em Pernambués – Saramandaia; e aplicação de inseticida por UBV costal e inseticida de efeito residual no Distrito Sanitário Cabula/Beiru.

Além dessas, o Setor de Educação e Mobilização Social em Zoonoses (Semzo) do CCZ também segue em diversos locais promovendo a conscientização através da educação. A estratégia envolve ações e atividades lúdicas, distribuição de materiais educativos, panfletos e orientações em escolas municipais da cidade, em Prefeituras-Bairro, unidades de saúde e locais de grande circulação de pessoas.

A vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos, reitera a importância da participação dos moradores, em cada bairro e comunidade de Salvador. “Cada morador ou moradora que faz sua parte nos ajuda na mobilização ‘Salvador Contra a Dengue’, e ajuda também a manter o seu território e sua família mais protegida. Por isso temos reforçado o quão importante é a conscientização de que apenas juntos podemos vencer o Aedes aegypti. Lembrando que esse clima extremamente quente e com chuvas isoladas é facilitador para proliferação dos focos e criadouros dos mosquitos, então, é fundamental que todos tenham um cuidado mais do que redobrado”, orientou a gestora.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências.Apoie e compartilhe