Várias denúncias de assédios contra mulheres grávidas, e falta de tratamento adequado, foram feitas contra funcionários e médicos da Maternidade Albert Sabin, em reportagem exclusiva da TV Bahia no Programa BA- TV, devem ser rigorosamente apuradas. (Nota da Redação).
A Corregedoria da Saúde oferecerá uma Oficina de Medidas de Combate aos Assédios e à Violência Institucional, com duas turmas dedicadas aos profissionais de saúde da Maternidade Albert Sabin. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (8) durante visita técnica de representantes da Corregedoria da Saúde e da Superintendência de Atenção Integral à Saúde (SAIS), vinculados à Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). A ação visou propor medidas educativas, envolvendo os temas segurança e acolhimento materno-infantil.
O Corregedor da Saúde, Diego Aires, ressaltou o compromisso da Sesab em garantir um atendimento seguro e humanizado, em todos os serviços da Rede Pública Estadual de Saúde, destacando as maternidades do Estado. “A Corregedoria está atenta e comprometida em garantir um acolhimento seguro, digno e respeitoso a todos os pacientes. Estamos desenvolvendo um plano de ação para visitar conjuntamente todas as maternidades da Sesab até o final do ano, avaliando, de forma geral, as estruturas, protocolos e contratos para aprimorar a qualidade dos serviços”, disse.
“O atendimento humanizado é essencial, e nosso compromisso é atuar para prevenir, identificar e corrigir práticas não-conformes, proporcionando uma assistência acolhedora e livre de abusos. Em relação ao óbito neonatal recente, a apuração está em andamento, e estamos empenhados em esclarecer os fatos com total rigor, identificando possíveis falhas e responsabilidades, sugerindo medidas saneadoras”, afirmou Diego Aires
Louricea Daltro, Diretora Geral da Maternidade Albert Sabin, reiterou o compromisso da unidade em proporcionar um ambiente acolhedor e seguro, tanto para as pacientes quanto para os profissionais de assistência à saúde. “Nossa equipe está comprometida com o cuidado integral e o respeito às pacientes, seguindo as diretrizes da Sesab para garantir um ambiente de confiança e suporte. Essa visita é uma oportunidade de fortalecer as melhores práticas e o compromisso de cada membro da equipe em oferecer um atendimento de qualidade e acolhimento a cada gestante, pois nossa Maternidade é uma das que mais atendem no Estado da Bahia”.
O Superintendente da SAIS, Karlos Figueredo, reforça o compromisso da Sesab com o monitoramento contínuo e o aprimoramento dos atendimentos materno-infantis. “Estamos empenhados em garantir que os processos nas unidades de saúde estejam sempre alinhados aos mais altos padrões de qualidade e segurança. Nosso foco é apoiar as equipes, acompanhar de perto o trabalho em campo e promover a confiança e a segurança dos pacientes e familiares. Junto com a Corregedoria e os gestores das unidades, intensificaremos o suporte às maternidades para que ofereçam um atendimento de excelência”.
A Secretária da Saúde, Roberta Santana, destacou que a Sesab está empenhada em promover uma assistência materna e neonatal de alta qualidade e segura em toda a rede. “Nosso compromisso é garantir que o atendimento materno-infantil seja digno, humanizado seguro. A Sesab intensificará as visitas e as avaliações em todas as unidades, e, com a cooperação das equipes e o apoio dos gestores, avançaremos na implementação de práticas preventivas e rigorosas que tragam conforto e segurança às famílias baianas”.
Fonte: Sesab