Primeiro ônibus elétrico no mundo com bateria de nióbio é lançado em Minas Gerais

A Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), em parceria com a Toshiba e Volkswagen Caminhões e Ônibus.
Lançaram o protótipo do primeiro ônibus elétrico do mundo com bateria de nióbio.  O veículo foi apresentado em Araxá, região do Alto Paranaíba em Minas Gerais,

Com uma recarga ultrarrápida, atinge a autonomia máxima com apenas dez minutos. A bateria também garante mais segurança e vida útil que pode ser até três vezes superior em comparação às baterias convencionais.

O protótipo de ônibus tem autonomia estimada em 60 quilômetros. Está equipado com quatro packs de baterias de lítio com ânodo contendo nióbio, cada um deles com capacidade útil de até 30 kilowatts-hora (kWh).

O governador Romeu Zema acompanhou o lançamento do ônibus elétrico movido à bateria de íons de lítio com nióbio, uso inédito na indústria automotiva mundial.

“Como governador, é uma satisfação ver esse lançamento. Essa tecnologia nova vai criar grandes oportunidades para a cidade e o estado, principalmente pela transição energética. Na minha gestão, vale lembrar, fomos o primeiro estado do hemisfério Sul a assinar o compromisso Race to Zero com o governo do Reino Unido”, disse.

“Para nós, é uma honra enorme poder ter em nosso estado esse lançamento tão importante e que orgulha muito nossos mineiros. Somos um estado que acolhe e faz de tudo para gerar o melhor ambiente de negócios possível para quem quiser investir e gerar emprego aqui Minas”, declarou Fernando Passalio, secretário de Desenvolvimento Econômico.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe