Prefeitura vai ampliar atendimento de pacientes com glaucoma

O Departamento de Atenção Especializada e Temática (DAET), do Ministério da Saúde (MS), recebeu na sexta-feira (24), em Brasília, uma comissão da Secretaria da Saúde (SMS) da Prefeitura de Salvador para avaliar políticas e ações de atenção especializada para a capital baiana, especialmente os serviços de oftalmologia. O encontro alinhou a possibilidade de ampliar a assistência aos pacientes de glaucoma com a recomposição do teto financeiro de Salvador direcionado à doença crônica.

Tratamento de glaucoma em Salvador

Serviço – Atualmente, a SMS oferta 14 locais com atendimentos oftalmológicos para tratamento do glaucoma. Em média, 9 mil pacientes são acolhidos por mês na rede municipal da Saúde, com concessão trimestral de colírios previstos pelo MS. No primeiro trimestre deste ano, entre janeiro e abril, a SMS realizou 35,8 mil tratamentos para o glaucoma.

Para ter acesso ao tratamento do glaucoma em Salvador, o paciente deve procurar uma unidade de saúde ou Prefeitura-Bairro, para fazer a marcação de consulta com um oftalmologista, com a guia de marcação, documento de identificação com foto e cartão SUS.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências.Apoie e compartilhe