Postos de saúde montados pela Sesab garantem atendimentos de emergências nas festas em Salvador

Preparados para receber emergências em saúde que por ventura aconteçam com quem esteja aproveitando as festas que estão ocorrendo no Parque de Exposições e no Pelourinho, os postos de saúde montados pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) atenderam 50 pessoas, sendo 40 no Parque de Exposições, neste primeiro dia do fim de semana de São João.
As unidades estão funcionando em uma parceria com a Secretaria Municipal de Salvador. Além dos dois postos que começaram os atendimentos nesta sexta (21), um terceiro posto, montado em Paripe, prestará assistência a partir deste sábado (22). A montagem dos postos faz parte das ações da Sesab preparadas para as festas juninas, que representam um investimento de cerca R$4,5 milhões.
O autônomo Cleverton Almeida foi um dos que precisou de atendimento no posto do Parque de Exposições. Ele conta que sentiu uma forte dor de dente e resolveu buscar o posto. “Aqui tive um bom atendimento. Passei pela triagem, fui medicado para aliviar a dor e tive toda orientação dos profissionais. Se não existisse o atendimento aqui dentro (do Parque de exposições), demoraria muito tempo até chega a emergência mais próxima”, afirmou.
Os três postos têm os equipamentos necessários para as assistências menos complexas e para prestar os primeiros atendimentos e estabilizar os pacientes mais graves, como explica o diretor geral de Gestão das Unidades Próprias da Sesab, Michael Carmo. “Temos a estrutura necessária para dar um atendimento a quem necessitar. Nesta noite o maior número de atendimento foi por conta de cefaleia, com sete registros, e tontura, com quatro entradas. Apenas quatro casos precisaram ser encaminhados para outras unidades de saúde”, disse Michael do Carmo.
Tanto o posto montado no Pelourinho quanto o do Parque de Exposições foram inspecionados, nesta sexta-feira, pelo chefe de gabinete de Sesab, Cícero Andrade. “Nosso desejo é que ninguém precise passar pelos postos, mas se preciso for, a estrutura estará disponível. Essa é uma importante iniciativa em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador”, destacou.
O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe