SAÚDE NO AR

PIB do Brasil cresce 1,4% no 2º trimestre

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 1,4% no segundo trimestre deste ano na comparação com os três meses anteriores, informou nesta terça-feira (3) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A expectativa em pesquisa da Reuters era de um avanço bem menor, de 0,9%.

Trata-se do melhor resultado do PIB desde o final de 2020, quando houve crescimento de 3,7% no confronto trimestral.

A Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), Afirmou em nota “Um dos reflexos desse dinamismo do mercado de trabalho tem sido a elevação dos salários, com crescimento real de 5,8% do rendimento médio do trabalho em junho de 2024 na comparação com o mesmo período do ano anterior”, diz a nota.

“Cabe destacar que a renda no 2º trimestre também foi potencializada pela antecipação do pagamento do 13º salário para aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios previdenciários do INSS. Neste cenário, estimamos que a massa salarial ampliada tenha crescido cerca de 11% em termos reais no 2º trimestre de 2024 na comparação com o mesmo período do ano anterior”.

O setor de maior crescimento foi da indústria, seguido pelo setor de serviços

º

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe