Portal Saúde no Ar

 

Pandemia aumenta o número de crianças não alfabetizadas

Um levantamento feito pela ONG Todos Pela Educação, a partir de informações do IBGE, mostra: QUE em 2019, 25% das crianças de 6 e 7 anos não sabiam ler e escrever. Em 2021, segundo ano da pandemia, O número pulou de 25% PARA 40%,

Em números absolutos, são quase 2,5 milhões de crianças nessa faixa etária que ainda não estão alfabetizadas E ESSE AUMENTO NUNCA ANTES VISTO,É EFEITO DA PANDEMIA.

A faixa etária dos 6 aos 7 anos é aquela em que as crianças começam o ensino fundamental e, nos dois primeiros anos do ensino fundamental, o foco deve estar exatamente na alfabetização. É o que diz a Base Nacional Comum Curricular, documento que define o que os alunos precisam aprender em cada etapa da educação.

Sem a alfabetização nessa idade, como ou quando as crianças vão aprender tudo o que vem depois?

O levantamento ainda mostra que o percentual de crianças pretas e pardas que ainda não sabem ler e escrever é bem maior do que o de crianças brancas. A mesma coisa quando se compara as crianças mais pobres com as mais ricas.

Segundo a Constituição, todos os governos – municipais, estaduais e o federal – têm responsabilidades sobre a educação.

Fonte: Jornal Nacional

 

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.